12/07/2022 - por Isadora Gasparin
A Epigenica Biosciences é uma das startups integrantes da rede CIARS - Inteligência Artificial aplicada à Saúde no Rio Grande do Sul. O projeto para a formação da rede é um dos contemplados pelo programa Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas (RITEs), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs). O investimento é de R$ 2,25 milhões por até cinco anos.
A rede CIARS é coordenada pela professora Carla Maria Dal Sasso Freitas, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e conta com 44 pesquisadores de áreas da Computação e da Saúde ligados a 10 universidades, quatro empresas e quatro hospitais (veja abaixo a lista completa).
Entre os principais objetivos da rede estão o desenvolvimento de técnicas para monitorar dados de saúde no Rio Grande do Sul e a criação de sistemas para auxiliar no diagnóstico de pacientes. O grupo ainda trabalhará na formação de pessoal qualificado para atuar na área da saúde digital.
“Fazermos parte desta rede, junto a importantes universidades do RS, hospitais e outras empresas, fortalece nossas ações em P&D e nos ajuda a sustentar o compromisso de transformar ciência em uma solução acessível para a sociedade”, comenta a Dra. Bárbara, CEO da Epigenica Biosciences.
As empresas participantes da rede CIARS são:
Epigenica Biosciences
Unimed Porto Alegre
NVidia Corporation
As universidades envolvidas são:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Universidade Federal de Rio Grande (Furg)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade de Passo Fundo (UPF)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade de Évora (Portugal)
Os hospitais que integram a rede são:
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital São Lucas da PUCRS
Hospital Universitário Dr. Miguel Corrêa Jr. (FURG)
Hospital Mãe de Deus
Confira a coluna da jornalista Juliana Bublitz sobre a rede CIARS: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/juliana-bublitz/noticia/2022/04/rs-aposta-em-rede-de-inteligencia-artificial-na-saude-saiba-mais-sobre-o-projeto-cl23ac7rb00070165vlur4kmc.html
Veja a notícia no site do Instituto de Informática da UFRGS: https://www.inf.ufrgs.br/site/noticia/inf-coordena-rede-de-ia-aplicada-saude/
A Epigenica Biosciences é uma startup fundada no RS voltada para soluções no diagnóstico e tratamento do câncer e de outras doenças crônicas. O projeto nasceu de estudos na UFRGS e no National Cancer Institute (EUA).
Kommentare